Chat do Game Dicas
Administradores | Moderadores | Membros | Visitantes | Offline | Banido

Chat Oficial do Game Dicas PS2!


Novidades

ANALISE DO UEFA EURO 08

Por N!KoL@! SoBr@N! em











ANALISE DO UEFA EURO 08



Ainda com o sucesso de FIFA 08 bem presente na memória dos jogadores, a EA não perdeu tempo para produzir um novo título de futebol. Desta vez o cenário é um tanto especial e se aproveita da tão celebrada Eurocopa, evento desportivo organizado pela UEFA que reúne as maiores seleções do velho mundo em uma espécie de “mini-copa do mundo”.

UEFA Euro 2008 parece ser uma verdadeira “expansão” de FIFA 08, não apenas pelo tempo entre os dois lançamentos ou por se tratar de dois título produzidos pelos mesmos desenvolvedores e distribuidores, mas pelo próprio conteúdo de ambos os jogos.

Esta adaptação da Euro 2008 para os videogames reúne muitas das boas idéias do último FIFA, aplicadas no universo mágico do grande campeonato Europeu de futebol. Algumas novidades foram introduzidas, o que acaba reforçando o clima de “plataforma de testes” para o próximo FIFA 09.

Pontapé inicial

Além das já esperadas licenças oficiais de praticamente todos os elementos relacionados a organização da Euro 08 — indo das recriações dos estádios (com nomes oficiais), passando pelas seleções, modelos dos jogadores e treinadores até o desenrolar do torneio — o jogo também apresenta outros elementos próprios da série FIFA, como os modos de jogo: amistoso, pênaltis, campeonato e a grande novidade, o modo Captain Your Country.

O principal modo de jogo de UEFA Euro 2008, em todas as suas versões é o Captain Your Country (algo como capitaneie o seu país) que consiste basicamente de um aprimoramento do modo Be a Pro presente em FIFA 08. Nesta versão você tem como objetivo principal a disputa interna dos jogadores de uma seleção nacional pela braçadeira de capitão.

’’Capita’’

Captain Your Country coloca a liderança da equipe em disputa por quatro atletas, sejam eles controlados por você, por outros jogadores ou pela inteligência artificial. A cada partida, quatro elementos do seu desempenho em capo serão avaliados, determinando assim uma pontuação que irá servir de base para o ranque dos jogadores.

Assim, cada jogador será avaliado em tempo real pelo seu desempenho em campo, seja em passes certos, gols e finalização, enfim, elementos tradicionalmente avaliados em uma partida de futebol.

No entanto, o formato Be a Pro ainda tem muito espaço para evoluir, sendo que nesta versão já podemos avaliar um salto significativo no sistema de graduação dos jogadores (um tanto superficial em FIFA08), o que torna a sua disciplina tática muito mais importante do que em FIFA 08.

Ao escolher um atleta, você automaticamente irá definir a sua posição em campo, seja na defesa, ataque ou meio campo, bem como a “especialidade” do atleta, como zaga, centro ou ponta. Isso significa que você não poderá escolher uma defensiva e desandar a atacar sem qualquer preocupação com a zaga, pois a avaliação final do jogo irá penalizar e muito os defensores mais afoitos.

Perdido em campo


Para orientar os jogadores mais desprendidos da tática, a EA desenvolveu um sistema de setas que orientam o posicionamento ideal do jogador dentro das suas características de ordenamento estratégico, quanto mais longe da sua posição mais divisas serão acrescentadas a seta do seu atleta.

Além disso, o jogo também oferece uma valiosa ferramenta defensiva, capaz de destacar em campo os adversários potencialmente mais perigosos, por exemplo: Cristiano Ronaldo, como grande estrela da seleção portuguesa merece cuidado extra por parte dos marcadores, com a ajuda desta ferramenta ele fica em destaque no seu radar, facilitando assim a sua vida na hora de designar um marcador fixo.

Treinar pra que... se eu já sei o que fazer


Ao final de cada partida dentro do modo Captain Your Country, você será avaliado, conforme as suas notas o jogador poderá receber a tão cobiçada faixa de capitão. Mas qual a vantagem disso tudo?

Na realidade, dentro deste modo de jogo, você só pode realizar substituições, alterações táticas e outras personalizações da equipe se você possuir a braçadeira de capitão. Além disso, quando somos apenas mais um “mero” jogador, a inteligência artificial assume o controle e executa algumas decisões por conta própria, fato potencialmente perigoso para você.

Caso você não apresento o seu melhor futebol, o computador não terá dó e não perdoará falhas, tirando você de campo e deixando-o de fora de futuras convocações.

O sistema pode não estar totalmente aperfeiçoado, mas serve como um bom “jogo treino” para as pretensões da Electronic Arts de implantar um modo Be a Pro, com suporte para vários jogadores. A idéia pode aparecer de forma mais cristalina já na próxima edição de FIFA, quando vinte jogadores simultâneos irão invadir os campos para partidas online, sendo que apenas dois irão controlar os aspectos táticos das equipes, os dois capitães.

RPG da bola


O modo de edição e criação de jogadores vem turbinado e funciona basicamente como um RPG, sendo que você assume um atleta com atributos e habilidades básicas e vai aprimorando os vários aspectos deste jogador ao longo dos jogos e torneios de que participa.

O editor de atletas está muito mais aprofundado, trazendo de volta opções como a personalização de atributos físicos, desde a aparência facial e do corpo, até a forma que o jogador traja a camiseta (presa nos calções ou solta para fora).

As estatísticas técnicas também estão mais elaboradas e englobam um sistema de evolução com base nos pontos de experiência adquiridos em campo. Atributos como força, velocidade, chute, passes, lançamentos, cruzamentos e até mesmo altura dos saltos são apenas algumas das cerca de trinta possibilidades de melhoria.

Condições de jogo


As versões PC e PS2 trazem o tradicional modo cenário com algumas mudanças. Agora os desafios estão organizados por países, sendo necessário à conclusão cada um para desbloquear seguintes.

Cada partida apresenta objetivos condicionantes para o seu desfecho, mas agora com objetivos mais concretos como marcar um determinado número de gols, vitéria nos pênaltis ou conseguir uma virada.

Cada desafio concede pontos e prestigio para que o jogador possa passar para uma nova série de cenários.

Olho no lance


Graficamente, a versão para PC — e conseqüentemente a do PS2 — encontra-se longe de se equiparar aos gráficos dos consoles de ultima geração, PlayStation 3 e Xbox 360. Na realidade o único fator que distingue a versão do PC do PlayStation 2 é o suporte a gráficos de maior resolução, o que de certa forma serve como um fator negativo, já que potencializa horrores tais como efeitos “chapados” (aqueles torcedores que parecem recortes de cartolina), sombras brancas nas mudanças de iluminação em campo ou jogadores longe de corresponderem ao seu aspecto real.

Os gráficos parecem “lavados”, com uma palheta de cor extremamente pobre sem qualquer ponto positivo. Da mesma forma que FIFA 08, a versão PC continua a ser a mais decepcionante de todas. Assim, se por um lado temos as versões PlayStation 3 e Xbox 360, que se utilizam de engines de jogo de se tirar o chapéu, a EA continua a manter o PC no formato antigo, partilhando as limitações da PS2 — a versão para PC é um port do PS2.

Tendo em conta que o PC é uma plataforma bem mais poderosa que a PS2, não faz sentido a gigante estadunidense continuar a oferecer uma experiência tão fraca no quesito gráfico.

E seguindo a linha de FIFA 08, o jogo tenta compensar a decepção visual na composição sonora. Apoiado em uma trilha sonora diversificada, que traz vários artistas de renome no continente europeu, o título tenta superar seus defeitos gráficos, mas não consegue. Narrações pouco inspiradas e repetitivas mostram mais um deslize da EA, que deixa o PC e PS2 para trás.

Final de partida

Ainda não é desta que os usuários do computador ganham uma versão digna em comparação aos consoles de ultima geração.

A evolução na jogabilidade apresenta alguns avanços na franquia e promete render alguns bons aprimoramentos para a série FIFA, mas em termos de modos de jogo e gráficos tanto os computadores como o PS2 ficam muito aquém do esperado.

Escolhendo entre o PC e a PS2, que praticamente são idênticas, o console ganha vantagem pela diversão que continua a oferecer em partidas multiplayer. Agora resta apenas esperar e ver se o próximo passo da EA será um grande salto para a franquia FIFA.

O Jogo:

Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Uefa Euro 08 é um otimo jogo e pra mim é melhor q o fifa!!!

Alessandro disse...

bom blog dá uma passadinha no meu.

Anônimo disse...

Legal seu blog parabens tá ficando bem legal!!!

Postar um comentário